

FALCOEIROS DO DF

Gavião Asa de Telha
O gavião-asa-de-telha é uma ave accipitriforme da família Accipitridae. Também é conhecido por gavião-de-asa-castanha. Habita regiões campestres, comum em áreas de várzeas,manguezais, pastagens, campos de cultivo e campos nativos como o cerrado e a caatinga, desde que encontre nesses locais presas suficientes para manter a espécie.
Uma característica notável é que esta espécie costuma caçar em bandos, coisa pouco comum entre as aves de rapina caçadoras, já que a maioria são anti-sociais. São bastante inteligentes caçando cooperativamente.
AVES DO CLUBE
Falcão Quiri-Quiri
Também conhecido como falcão-americano, falcão-quiriquiri, gavião-mirim (Pernambuco), gavião-quiriquiri (Pernambuco), gavião-rapina (Nordeste brasileiro) e gaviãozinho, o quiriquiri é o menor dos falcões e uma das menores aves de rapina do Brasil, ocorrendo em todo o território, exceto em áreas de floresta. Como a maioria das aves de rapina, o quiriquiri captura cobras, lagartos, roedores, morcegos, pardais e filhotes de pombos, ajudando a controlar a população de alguns animais que, na ausência de predadores, podem se tornar pragas indesejáveis em áreas rurais e urbanas. Porém eventualmente pode capturar pequenos animais domésticos, mesmo em gaiolas, o que o torna alvo do ser humano, assim como o gavião-carijó. O seu nome deriva da sua vocalização.
Falcão-de-Coleira
O falcão-de-coleira é uma ave falconiforme da família Falconidae.
Também conhecido como cauré, gavião-de-coleira e gavião-pombo (São Paulo).Ambos os sexos são semelhantes, sendo que a fêmea é maior do que o macho. O macho mede entre 35 e 38 centímetros e pesa entre 208 e 305 gramas. A fêmea mede entre 43 e 45 centímetros e pesa entre 271 e 460 gramas. Espécie esbelta, de asas e cauda bastante longas. Caça rente ao solo em campos e restingas. Às vezes peneira. Come insetos, também cupins em revoada, lagartixas, morcegos e ocasionalmente pássaros e até cobras peçonhentas como a jararaca. Aparece nas grandes queimadas, onde pousa em árvores à frente do fogo para localizar presas.
Coruja de Igreja
Coruja-das-torres, coruja-da-igreja, rasga-mortalha (Maranhão, Pernambuco), coruja-do-campanário (São Paulo) ou suindara, é uma espécie de coruja muito comum no Brasil, bastante conhecida por nidificar em torre de igrejas e locais habitados (razão de um de seus nomes comuns).
Está entre as aves mais “úteis” do mundo, no que se refere à economia do homem, pois consomem muitos roedores, principalmente nas proximidades de habitações humanas. Possui em média 36 cm de comprimento e envergadura de 75 a 110 cm , as fêmeas pesam em média 570 g e os machos 470g. É uma espécie muito especializada, caça suas presas localizando-as principalmente pela audição. Possui dois discos faciais bem destacados, em forma semelhante a um coração, que ajuda a levar o som até a entrada dos ouvidos externos. Essa é uma estrutura única, separando-a das demais corujas em uma família especial, a Tytonidae



